Santa Sé





A SANTA SÉ


Para exercer o poder supremo, pleno e imediato sobre a Micro Igreja Vaticana, o Patriarca e Arcebispo Primaz vale-se dos Dicastérios da Cúria Vaticana. Estes, por conseguinte, em nome e com a autoridade dele, exercem seu ofício para o bem das Micro Igrejas e em serviço dos Sagrados Micro Pastores.


A Cúria Vaticana é a sede do Governo da Micro Igreja Católica Vaticana. É aqui onde a Santíssima Micro Igreja Católica Vaticana é administrada. 


Faz parte da estrutura da Cúria Vaticana:

  1. Secretaria de Estado da Santa Sé
  2. As Congregações
  3. Os Pontifícios Conselhos
  4. Os Tribunais
  5. Os Ofícios
  6. As Pontifícias Comissões
  7. Os Pontifícios Comitês
  8. As Pontifícias Academias
  9. Demais instituições do Vaticano;

Os Estados Patriarcais são territórios e governos administrados pela Santa Sé Micronacional, a Cúria Vaticana. A Micro Igreja Católica Vaticana, portanto, deve possuir um governo próprio, diferente de certa forma do governo dos Estados Patriarcais. Por isso o Patriarca é Chefe de Estado e Governo, assim como, Chefe máximo da MICV.

As demais configurações do Estado do Vaticano, como país, e da Igreja Católica Vaticana, como instituição, serão criadas de acordo com a necessidade e a busca. Não podemos criar comissões, tribunais e comitês sem membros necessários para ocupar tais cargos. 




O CLERO


Cada membro da Igreja Católica Vaticana receberá da Cúria uma instrução clerical oficial. Todo novo micro-clérigo entra na condição de Diácono e dentro de nossa estrutura, vai ganhando novos cargos, como Presbítero, passando para Bispo, Arcebispo e finalmente Cardeal, que são os príncipes da MICV.

A hierarquia clerical do Estado Micronacional do Vaticano é:


  • O PATRIARCA: Líder e Chefe Máximo de todo os Estados Patriarcais, é o dirigente dos trabalhos da Micro Igreja Católica Vaticana e das leis temporais e espirituais em todo o micromundo.


1. Cardeal

- Membros eleitores do Colégio dos Cardeais. Contribuem diretamente no Governo da Santíssima Igreja Católica Vaticana em todo o micromundo e no Governo do Estado do Vaticano. Na hierarquia, são os príncipes da Igreja auxiliadores do Patriarca.

2. Arcebispo

- São prelados a frente de arquidioceses. Em cada micronação, o Estado do Vaticano poderá desenvolver e criar uma Arquidiocese, que terá como chefe um Arcebispo. Uma arquidiocese é um território maior que uma diocese, que administra sobre seu governo demais dioceses existentes em um amplo território.

3. Bispo

- São prelados a frente de dioceses. Estão diretamente abaixo dos Arcebispos. As dioceses são unidades territoriais administradas por bispos. Em termos práticos, todas as igrejas em um mesmo território estariam sobre o governo de uma diocese.

4. Presbítero

- São prelados a frente de Igrejas. São os pastores de cristo, que levam a palavra de Deus aos homens e mulheres de todo o micro-mundo.

5. Diácono

- São os auxiliadores diretos dos presbíteros. 


OBS: Escolhemos por bem não impor demais hierarquias, por sermos uma Micronação do Estado do Vaticano, e uma Micro Igjrea cujo fim maior é representar no mundo micronacional o modo de funcionamento da Igreja Católica como instituição e de evangelizar, levando a Palavra de Deus a todas as Micronações.




Palácio Apostólico
Cidade do Vaticano
19 de Fevereiro de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário